Gerência de Projetos

Quarta, 28 de setembro de 2016, às 06h06min / Daniel Biasoli

Funções e Cargos Dentro de Um Time de Desenvolvimento Scrum

Texto adicionado em 28 de setembro de 2016 (Site antigo)

     Para muitas instituições, desenvolvimento ágil é uma abordagem nova de desenvolvimento de software. Isto significa quebrar alguns hábitos antigos e criar novos. Às vezes gerentes de projetos que trabalham em empresas que adotam “títulos” para seus funcionários de TI envergonham-se porque acreditam que em Scrum não devem ser abordados títulos de trabalho aos seus desenvolvedores e sim, apenas, “Time de Desenvolvimento”. 
     Realmente, Scrum define apenas três papéis: Product Owner, o ScrumMaster e o Time de Desenvolvimento (não aborda os títulos de trabalho que se adotam no mundo corporativo, como líder de projeto, testador, analista de negócios, desenvolvedor, DBA, administrador de dados, etc). Nas instituições, de modo geral, os títulos de trabalho servem a um propósito valioso. Eles refletem o lugar da pessoa na hierarquia corporativa. Autoridade, experiência e alcance podem ser transmitidas através de títulos. Isso ajuda os gestores de recursos a construir equipes com uma mistura de especialistas e profissionais de menor experiência. Além disso eles ajudam a definir sua área de especialização (muitos sequer trabalham com codificação de software). Finalmente eles são usados para criar um plano de carreira dentro de uma instituição, adicionando prefixos como “júnior” ou “sênior”. 
     No contexto de uma equipe ágil, temos que aceitar que somos todos membros de um time de desenvolvimento. No contexto da hierarquia organizacional, estes títulos ajudam a criar um time robusto e diversificado porque um testador olha para uma história de usuário diferente de um analista de negócios; um analista de negócios pode ter um conhecimento mais diversificado do que um desenvolvedor ou um administrador de dados. Um analista júnior pode ter uma experiência diversificada para ensinar um sênior e assim por diante. 
     O desafio de um ScrumMaster é justamente abraçar esses títulos de forma eficaz o suficiente para satisfazer as necessidades institucionais ainda com a visão suficiente para que o processo permaneça ágil.


Últimas notícias sobre "Gerência de Projetos":

» 19/03/2014, às 06h40min - Priorização de Ideias
» 25/03/2014, às 06h35min - Qualquer um pode ser Gerente de Projetos de Software?
» 02/04/2014, às 06h34min - Cozinha x Projeto
» 23/04/2014, às 06h25min - Qual o melhor dia para começar uma sprint?
» 01/07/2014, às 06h20min - O que você faria no seu primeiro dia como Gerente de Projetos?
» 20/10/2015, às 06h15min - SIRC - UNIFRA, em Santa Maria/RS 
» 05/04/2016, às 06h12min - Utilização do Método MoSCoW Para Gerenciar Contratos em Scrum


« retornar